Coronavírus no Piauí

Firmino diz que Teresina tem 64,46% dos leitos de UTI ocupados

De acordo com o prefeito Firmino Filho, dos 166 leitos de UTIs destinados para o atendimento de pacientes com a Covid-19, 107 já estão ocupados na capital.
14/05/2020 18h00 - atualizado

A prefeitura de Teresina informou nesta quinta-feira (14), que a capital já possui 64,46% de ocupação dos leitos de estabilização e de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes em estado grave da Covid-19, incluindo os leitos de hospitais da rede municipal, estadual e privada.

De acordo com o prefeito Firmino Filho, dos 166 leitos de UTIs destinados para o atendimento de pacientes com a Covid-19, 107 já estão ocupados na capital, e afirma que os cuidados para evitar a propagação da doença devem ser redobrados.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

“A evolução da ocupação dos leitos de UTIS destinadas para pessoas com o novo coronavírus tem acontecido de forma muito rápida. No dia 01 de maio existiam 57 leitos de UTIs ocupados com pessoas infectadas com a Covid-19. E a ocupação está se acelerando. Portanto, os cuidados para evitar a proliferação do vírus devem ser redobrados e chegou a hora da adoção de medidas mais restritivas, bem como reforçar o isolamento social para que esse crescimento não chegue ao seu pico e o poder público, bem como a iniciativa privada, não possam mais dar vazão a este atendimento”, disse o prefeito.

A assessora técnica da Presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sammia Barros, explica que foi combinado com todos os hospitais que todos os dias, às 16h, deve ser informado a taxa de ocupação, e os dados são consolidados pela FMS. Segundo os dados da prefeitura, atualmente existem 102 leitos de observação, 406 leitos de enfermaria e 166 leitos de UTI cadastrados para o atendimento de paciente contaminado pelo coronavírus.

O prefeito Fimino Fiho ressalta ainda que a prefeitura tem trabalhado na finalização dos hospitais de campanha. “Todo o esforço está sendo feito para dotar a cidade de mais estrutura para o atendimento à população. Temos uma grave expansão do vírus em Teresina, os números continuam crescendo, os leitos continuarão sendo ocupados e precisamos ficar seguros. Portanto, o meu apelo continua para que possamos praticar mais o isolamento, ficar mais em casa”, ressaltou o prefeito.

Mais na Web