Viagora

Juíza recebe denúncia contra soldado Francisco Ribeiro

O soldado Francisco Ribeiro matou o cabo Samuel Borges no dia 1º deste mês após ser abordado pelo colega de profissão.

A juíza de Direito Maria Zilnar Coutinho Leal, que está respondendo pela 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri da Comarca de Teresina, recebeu denúncia do Ministério Público do Piauí contra o policial militar Francisco Ribeiro. O PM foi processado pela práticas do crime de homicídio qualificado e do crime do Sistema Nacional de Armas. A decisão foi assinada na última sexta-feira, 22 de fevereiro.

  • Foto: DivulgaçãoSamuel Borges, policial militar mortoSamuel Borges, policial militar morto em Teresina.

O soldado Francisco Ribeiro matou o cabo Samuel Borges no dia 1º deste mês após ser abordado pelo colega de profissão. O inquérito policial que investigou o assassinato concluiu que Samuel suspeitou do volume na cintura de Francisco e da falta de placa da motocicleta que este conduzia.

Toda a ação foi gravada pelo cabo Samuel. Um chegou a se identificar ao outro que eram policiais militares. O soldado encontrava-se com duas armas, sendo uma irregular. Samuel teria dito que iria denunciar o Francisco para o Corregedoria da Polícia Militar, e tirado a chave do contato da moto do soldado, que sentiu-se intimidado.

A juíza Maria Zilnar verificou, em análise inicial, a justa causa para a deflagração da ação penal. Segundo ela, estão presentes “a prova da materialidade do fato, pelo Laudo Cadavérico da vítima, e indícios de autoria/participação atribuídos ao denunciado, evidenciado pelos depoimentos testemunhais, colhidos durante a investigação criminal”.

O acusado, que está preso preventivamente na Penitenciária de Campo Maior, deverá responder à acusação no prazo de dez dias. Depois, abra-se vista ao Ministério Público, por cinco dias. O diretor do Instituto de Criminalística do Piauí também deverá fornecer, no prazo de 48 horas, os laudos periciais.

Mais conteúdo sobre:

Polícia Militar do Piauí

Facebook
Veja também