Viagora

Lockdown: confira o que funciona em Teresina neste sábado

Durante o fim de semana, as lojas do Centro e de outras regiões da capital não estão autorizadas a funcionar; também está proibido o funcionamento de bares, restaurantes e shoppings.

Com o aumento dos casos da Covid-19 e após a taxa de ocupação dos leitos destinados ao tratamento da doença ultrapassar os 80% em várias regiões do Piauí, o governador Wellington Dias decretou medidas mais rígidas para conter o avanço do novo coronavírus e evitar um colapso na rede de saúde do estado. Diante disso, apenas os serviços considerados essenciais poderão funcionar neste fim de semana.

Conforme a determinação do Governo do Estado, a partir deste sábado (27), está proibido a realização de festas ou eventos públicos e privados que gerem aglomeração. Já em relação ao comércio, as lojas do Centro e de outras regiões de Teresina não estão autorizadas a funcionar durante o fim de semana.

Neste sábado e domingo, dias 27 e 28, fica suspenso ainda o funcionamento de bares, restaurantes, shoppings, academias e distribuidoras de bebidas.

Segundo o decreto, os postos de combustíveis localizados na zona Urbana também não poderão funcionar. Somente postos de combustíveis situados em rodovias federais ou estaduais, na zona rural, poderão abrir. 

Confira o que pode funcionar no fim de semana:

- Mercados e supermercados;

- Panificadoras e padarias;

- Farmácias e drogarias;

- Oficinas mecânicas e borracharias;

- Serviços de alimentação e bebidas (exclusivamente por meio de delivery ou drive-thru);

- Serviços de urgência e emergência,

- Serviços de segurança, call-center, imprensa e hotéis;

- Serviços de abastecimento, energia, agricultura e transporte de passageiros.

A medida permite também o funcionamento de igrejas, até às 22h, desde com 30% da capacidade. Agências bancárias e casas lotéricas não poderão funcionar. O governo decretou ainda toque de recolher, e só poderão transitar pela cidade, a partir das 23h, os trabalhadores dos servidores essências ou pessoas que precisarem de atendimento médico ou veterinário ou para a entrega de bens a pessoas do grupo de risco.

Para intensificar as medidas, a Prefeitura de Timon determinou que a Ponte João Luís Ferreira, a Ponte Metálica, será interditada no sentido Teresina/Timon neste sábado e domingo. Já na Ponte da Amizade, a prefeitura irá intensificar a fiscalização. As determinações do Governo do Piauí são válidas até o dia 04 de março.

Facebook
Veja também