Viagora

Ministério Público acompanha vacinação de prioritários em Teresina

A 28ª e 33º Promotoria de Justiça, estabeleceram contato com a FMS e com o CONEDE para intensificar a divulgação da ampliação da vacina.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio das 28ª Promotoria e da 33º Promotoria de Justiça de Teresina, com apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), acompanha a ampliação da vacinação contra a Covid-19 dos grupos prioritários, que iniciou neste sábado (08), na capital piauiense em postos drive thru.

Nessa sexta-feira (07), as promotoras de Justiça Marlúcia Evaristo e Janaína Rose, titulares das 28ª Promotoria e da 33º Promotoria de Justiça de Teresina, respectivamente, estabeleceram contato com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE), para intensificar a divulgação da ampliação da vacinação.

Segundo a FMS, os grupos que poderão receber a vacina neste sábado, são pessoas com deficiência permanente (58 e 59 anos); pessoas com transtorno do espectro do autismo (a partir de 18 anos); pessoas com Síndrome de Down (a partir de 18 anos); pessoas com paralisia cerebral (a partir dos 18 anos) e gestantes/puérperas com comorbidade (a partir dos 18 anos).

A programação da vacinação que será realizada nesta segunda-feira (10) foi alterada e o público alvo ampliado para pessoas com deficiência permanente entre 55 e 57 anos, pessoas com transtorno do espectro autista (a partir de 18 anos) e pessoas com paralisia cerebral (a partir de 18 anos).

De acordo com o MPPI, como apoio à divulgação da ampliação, também será encaminhada a nova nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), que vale para o todo o Estado, aos promotores de Justiça do Piauí para que seja realizado o acompanhamento da implementação das orientações da nota técnica.

A nota informa que as pessoas com deficiência permanente serão vacinadas independentemente de serem cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Apenas devem levar o laudo que comprove sua deficiência.

Locais de vacinação drive thru:

  1. Centro de Artes e Esportes Unificados Vieira Toranga (CEU-Norte)
  2. Terminal de Integração Buenos Aires
  3. Terminal de Integração Zoobotânico
  4. Terminal de Integração Bela Vista
  5. Terminal de Integração Livramento
  6. Teresina Shopping

Documentos necessários:

  1. Documento de identificação com foto e data de nascimento
  2. CPF ou Cartão Nacional do SUS
  3. Comprovante de Residência em Teresina
  4. Laudo que comprove a deficiência/ transtorno (deficientes, transtorno autista, paralisia cerebral, Síndrome de Down)
  5. Cartão da gestante, laudo médico que indique comorbidade (gestante)
  6. Certidão de nascimento do bebê ou declaração de nascido vivo, laudo médico que indique comorbidade (puérpera)
Facebook
Veja também