Viagora

MP expede recomendações à Fundação Municipal de Saúde de Teresina

De acordo com o MPPI, os hospitais de campanha devem passar por vistorias do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária para o funcionamento.

O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do Grupo Regional de Promotorias de Justiça Integradas, expediu na manhã desta sexta-feira (15) duas recomendações ao presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Manoel Moura, para adequações nos dois hospitais de campanhas administrados pela prefeitura de Teresina.

De acordo com o MPPI, os hospitais de campanha devem passar por vistorias do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária para o funcionamento. O presidente da FMS tem o prazo de cinco dias para apresentar os projetos básicos dos dois hospitais; o projeto e memorial de cálculos do sistema de exaustor do Padre Pedro Balzi; e os contratos relacionados à montagem e ao mobiliário das duas unidades de saúde.

  • Foto: Divulgação/MPPIMPPI inspeciona estrutura do hospital de campanha do VerdãoMPPI inspeciona estrutura do hospital de campanha.

Os promotores solicitam que seja feito um ajusta na distancia entre os leitos do hospital Padre Pedro Balzi, e que estejam a uma distância de 1 metro entre si e da parede lateral, além da colocação de barreira lateral entre os leitos, conforme as orientações da NT 69/2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em relação ao hospital de Campanha instalado na UFPI, o MP recomenda que seja feito o ajuste da área de desparamentação e orienta que o local seja isolado com barreiras laterais.

Sobre o hospital da Fraternidade, o MPPI quer também a obediência da distância mínima entre os eleitos; o isolamento das janelas das enfermarias em relação à rua que fica ao lado, de no mínimo de dois metros, com barreiras físicas (tapumes) e a advertência aos pedestres do risco de contaminação biológica; a adequação do fluxo de entrada e saída de profissionais de saúde.

Facebook
Veja também