Viagora

Pacientes de Manaus com Covid-19 desembarcam em Teresina

Os pacientes foram recepcionados pelo prefeito Dr. Pessoa (MDB), o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque.

Por volta das 11h40 desta sexta-feira (15), nove pacientes clínicos com Covid-19 vindos de Manaus desembarcaram no aeroporto de Teresina.

Após o pouso da aeronave, o prefeito Dr. Pessoa (MDB), o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque e o superintendente do Hospital Universitário, médico Paulo Márcio Sousa Nunes recepcionaram os pacientes e familiares no local.

  • Foto: Divulgação/AscomAvião desembarcou por volta das 11h40 em Teresina.Avião desembarcou por volta das 11h40 em Teresina.

Os pacientes foram transpostados em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), após vários atrasos devido a faltade oxigênio na cidade de Manaus.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, explica que nessa logística de atendimento tem a integração da Prefeitura de Teresina, Hospital Universitário (HU), Governo do Estado e entidades privadas que forneceram ambulâncias. Sobre o atendimento, ele relata como deve acontecer.

“Será feita a triagem e, conforme a gravidade, os pacientes serão deslocados em ambulâncias avançadas ou básicas e o deslocamento deve ser o mais rápido possível para o HU, onde tem estrutura física adequada e de boa qualidade”, diz. Em um primeiro momento, estava previsto que seriam 30 pacientes a serem atendidos em Teresina, sendo que as demais vagas permanecem à disposição e ainda poderão ser utilizadas.

  • Foto: DivulgaçãoDoutor Pessoa recepcionando pacientes vindos de ManausDoutor Pessoa recepcionando pacientes vindos de Manaus

Sobre o atendimento com o transporte dos pacientes ao HU, Francina Amorim, coordenadora do Samu, informa que são 10 ambulâncias, duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e duas de suporte básico. “Estamos aguardando a orientação dos médicos que estão na equipe do suporte aéreo, e nossos profissionais irão trabalhar para que o atendimento seja o mais rápido possível”, comenta.

Aguarde mais informações.

Mais conteúdo sobre:

Coronavírus

Covid-19

Dr. Pessoa

Facebook
Veja também