Coronavírus no Piauí

Piauí já distribuiu mais de 57 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Ao todo foram entregues 34.346 doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, para a primeira aplicação, e 22.770 doses da Oxford/AstraZeneca, que tem o prazo de 12 semanas para a aplicação da 2ª dose.
28/01/2021 09h15

O Governo do Estado do Piauí, informou através da Coordenação de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), já entregou 57.116 doses das vacinas Oxford/AstraZeneca e CoronaVac, para vacinação contra a Covid-19.

Ao todo foram entregues 34.346 doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, para a primeira aplicação, e 22.770 doses da Oxford/AstraZeneca, que tem o prazo de 12 semanas para a aplicação da segunda dose.

“Nosso estado preparou toda uma logística, para que no momento em que as vacinas chegassem fossem entregues imediatamente às Regionais de Saúde, e assim pudessem chegar o mais rápido possível aos municípios e os mesmo realizarem a vacinação”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíVacina Coronavac no PiauíVacina Coronavac no Piauí

O primeiro lote da vacina CoronaVac foi destinado a profissionais da saúde (de preferência os da linha de frente no combate à Covid-19), idosos institucionalizados, pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena. Já a primeira remessa da Oxford/AstraZeneca veio exclusivamente para profissionais da saúde. E o último lote, da vacina do Instituto Butantan, recebido na segunda-feira (25), foi enviado para imunizar o grupo de profissionais da saúde.

“Quando as vacinas são enviadas, o Ministério da Saúde já encaminha os grupos que serão beneficiados, podendo, assim, haver um maior controle sobre a aplicação das mesmas”, enfatiza a coordenadora de Imunização da Sesapi, Kássia Barros.

A segunda dose da vacina CoronaVac, para os grupos especificados, será aplicada após 28 dias da primeira aplicação, a instrução ficou acordada em resolução da Comissão Intergestora Bipartite do Piauí, que é integrada por membros da Sesapi e do Conselho Municipal de Secretários de Saúde (Cosems-PI).

“Cabe a cada município avisar aos beneficiados, de cada grupo, sobre a data em que irão aplicar a segunda dose, e fazer o chamamento para a vacinação”, lembra a coordenadora.

Vacinômetro

Segundo o Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19, da Sesapi, até essa quarta-feira (27) já foram vacinadas no estado do Piauí 18.711 pessoas, com a primeira dose das vacinas CoronoVac e/ou Oxford/AstraZeneca .

Mais na Web