Coronavírus no Piauí

Piauí tem menor índice de mortes por Covid-19 das últimas semanas

Com 54 óbitos, o estado teve uma queda de aproximadamente 75% em relação aos números registrados durante o pico da pandemia.
27/09/2020 12h32 - atualizado

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), informou que o estado fechou a semana com o registro do menor número de mortes provocadas pela pandemia da Covid-19 em comparação com as últimas 16 semanas.

Segundo a sesapi, nesta semana foram registradas 54 mortes em decorrência da infecção do novo coronavírus no estado, uma queda de aproximadamente 75% em relação aos números registrados durante o pico da pandemia, quando eram registradas 200 mortes por semana nos meses de maio e junho.

Na avaliação do governador Wellington Dias, os resultados obtidos se devem à colaboração da população, além das estratégias adotadas pelo Governo do Estado e pelos municípios no enfrentamento da doença.

  • Foto: Divulgação/ Governo do PiauíPiauí registra menor índice de óbitos por Covid-19Piauí registra menor índice de óbitos por Covid-19

“Isso representa uma queda contínua em relação ao pico da pandemia. Significa que tudo que trabalhamos dentro do Plano Estadual para o Enfrentamento ao Novo Coronavírus garantiu, com a contribuição da população, que vem cumprindo o distanciamento, o uso da máscara e higiene das mãos, bem como o tratamento cedo da doença, integrado com o Programa Busca Ativa e o aplicativo Monitora Covid, têm dado resultado e pretendemos prosseguir nessa direção”, disse o governador.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi e membro do COE, Herlon Guimarães, com a diminuição dos casos graves, há também diminuição dos óbitos.

“Os óbitos estão intrinsecamente ligados ao número de casos graves. Como esse número vem diminuindo, automaticamente, os óbitos diminuem. O vírus começa a enfrentar uma barreira. Muitas pessoas já foram infectadas e, com isso, começamos a enxergar a imunização natural fazendo o controle no número de casos novos”, afirmou o superintendente.

Herlon destaca ainda que, “aliado a tudo isso, temos a taxa R0, chamada de taxa de transmissibilidade, em que a nossa última estava em 0,74. Isso implica dizer que, a cada 100 pessoas infectadas, essas transmitem para 74 pessoas. Então, mantendo ela em queda, manteremos a transmissão em decréscimo também”.

Conforme a Sesapi, o boletim epidemiológico divulgado nessa sexta-feira (25) aponta que dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento de pacientes com a Covid-19, há 516 ocupados, sendo 303 leitos clínicos, 209 UTIs e quatro leitos de estabilização.

Mais na Web