Viagora

Sesapi pede urgência na aprovação da vacina contra Covid para crianças

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, diversos países já decidiram autorizar a utilização do imunizante Pfizer para vacinar este grupo.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)encaminhou um oficio à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitando urgência na autorização da faixa etária de vacinação contra covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade no Brasil.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, diversos países já decidiram autorizar a utilização do imunizante Pfizer para vacinar este grupo, segundo estudos clínicos, o imunizante apresentar cerca de 90,7% de eficácia em crianças.

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraVacinaçãoVacinação

Florentino Neto, secretário de Saúde do estado, afirmou que o Piauí apresenta condições técnicas para dar inicio a imunização desta faixa etária, que deve ser realizada logo após a autorização da Anvisa.

“Será um passo importante para o controle da pandemia, principalmente, agora, com a volta as aulas de milhares de crianças nessa faixa etária”, declara Florentino Neto.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Piauí deve aplicar a vacina em cerca de 329.512 crianças de 5 a 11 anos.

Nesta quinta-feira (04), até o inicio da tarde mais de 3.975.855 milhões de doses da vacinação contra covid-19 foram aplicadas no Piauí. Ainda segundo a Secretaria de Saúde do Estado já cerca de 71,27% pessoas já receberam pelo menos a primeira dose da vacina enquanto 48% já apresentam a vacinação completa com as duas doses do imunizante.

De acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), a primeira dose no estado já foi aplicada em 144 mil e 463 adolescentes.

Florentino Neto ainda afirmou que a ampliação da vacinação no estado é importante e deve ser realizada para contemplar as crianças piauienses que precisam retornar a rotina habitual.

“Da mesma forma que trabalhamos para a inclusão dos adolescentes na população vacinável, a Sesapi, por orientação do governador Wellington Dias, vai trabalhar na ampliação desse público, beneficiando também as nossas crianças, que precisam retomar a rotina, tão importante e necessária para o desenvolvimento da independência e autonomia infantil”, finaliza Florentino Neto.

Facebook
Veja também