Coronavírus no Piauí

Themístocles quer medidas mais rígidas para conter Covid-19 no Piauí

O presidente da Alepi fez um desabafo durante sessão plenária virtual realizada nessa quinta-feira (11).
12/03/2021 09h55 - atualizado

Nessa quinta-feira, 11 de março, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Themístocles Filho (MDB), fez um desabafo durante a sessão plenária virtual, sobre o grande aumento do número de casos e óbitos por Covid-19 no Piauí.

Themístocles Filho lamentou o falecimento de seu motorista, vítima da doença, na noite da última quarta-feira (10).

“Precisamos resolver este problema. Meu motorista, que já estava ao meu lado há mais de vinte anos, morreu sem conseguir um leito de UTI. Não tinha. Assim como outras famílias, fizemos todo o esforço possível para conseguir um leito de UTI, mas rapidamente ele faleceu. Este é um problema do Piauí e do Brasil como um todo”, comentou o deputado.

  • Foto: Divulgação/AscomDeputado Themístocles Filho (MDB).Deputado Themístocles Filho (MDB).

O presidente da Alepi cobrou mais eficiência do secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, para a aquisição de testes para detecção do coronavírus e de medicamentos.

“O secretário de Saúde quer comprar medicamentos, mas tem medo. Na hora de comprar o teste, o Florentino se treme todinho. Já que tem medo, chame a Polícia Federal, chame o Tribunal de Contas. A gente quer comprar medicamentos e o secretário tem medo de comprar porque o preço é alto ou porque não pode. Então é importante a presença do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e de todos para validar. Até a Polícia Federal se for preciso. Temos que agir rápido porque se não fizermos isso a situação vai complicar ainda mais. Há testes que recebemos o resultado em 15 minutos, então fica mais fácil detectar e acompanhar. É preciso fazer uma avaliação e precisamos de mais testes, medicamentos e vacinas”, opinou Themístocles.

O parlamentar, que perdeu o genro, a tia, e o motorista para a Covid-19, se solidarizou com as famílias que perderam entes queridos para o coronavírus.

“Nós estamos querendo encontrar uma solução. Não podemos deixar este problema desta maneira. Na minha família já aconteceram três casos: meu genro com 36 anos, minha tia também faleceu e ontem meu motorista, que fazia parte da minha família, faleceu, além de muitos amigos próximos, amigos meu e de cada um dos senhores deputados e deputadas e de quem está nos escutando. Muita gente faleceu e está sendo um choque que acontece na vida de todos nós”, enfatizou o deputado.

Themístocles cobrou ainda a adoção de medidas restritivas mais rígidas para conter o avanço da doença no estado, assim como a união dos Poderes para enfrentar a pandemia.

“O governador, qualquer governador, fica preocupado na hora de adotar medidas mais drásticas. Como por exemplo: na hora que ele fala em lockdown, muita gente fica contra o governador. Então, para que o governador tome uma medida dura, uma medida dura pela vida que considero a favor da vida, juntar Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público, Assembleia, juntar todos! Eu espero que o governador, que os deputados, possam clarear na cabeça de cada homem e cada mulher do Piauí que isso é importante”, completou.

Mais na Web