Viagora

Covid-19: MP inspeciona maternidade do Hospital do Promorar

De acordo com o MPPI, a inspeção teve como objetivo verificar a área da maternidade, estrutura física, condições de funcionamento, quadro de funcionários e o fluxo de atendimento das pacientes.

A pedido do Grupo Regional de Promotorias Integradas no Acompanhamento à Covid-19 – Eixo Saúde (SUS), o Ministério Público do Piauí (MPPI), em parceria com o Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) e com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI), realizou uma vistoria no Hospital e Maternidade Dr. Olavo Mendes de Carvalho, que fica localizado no bairro Promorar, na zona Sul de Teresina.

De acordo com o MPPI, a inspeção teve como objetivo verificar a área da maternidade, estrutura física, condições de funcionamento, quadro de funcionários e o fluxo de atendimento das pacientes. Os representares do MP, do CRM e do Coren foram recebidos pela diretora de enfermagem, Nayla Luane.

  • Foto: Divulgação/MPPIMP, CRM e Coren realizam inspeção na Maternidade do Hospital do PromorarMP, CRM e Coren realizam inspeção na Maternidade do Hospital do Promorar

Segundo o Ministério Público, os diretores da unidade disseram que a maternidade é referência na rede municipal de Saúde no atendimento de grávidas infectadas pela Covid-19. Os diretores informaram que as pacientes são recebidas e testadas, caso seja possível o tratamento na unidade, elas ficam internadas. Porém, se o caso for mais complexo, as mulheres são encaminhadas à Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Conforme a o MP, a maternidade do hospital do Promorar conta com 20 leitos para gestantes, uma sala de estabilização, que foi adaptada de um leito de pré-parto, e dois leitos de UCINCO (Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais). O diretor-geral e a diretora de enfermagem afirmaram que não há falta de medicamentos, insumos e de pessoal, uma vez que as escalas estão completas. Eles explicaram ainda que desde março a maternidade tem feito um controle rigoroso das pacientes atendidas na unidade.

Ainda segundo o orgão ministerial, as informações adquiridas na inspiração serão encaminhadas aos promotores de Justiça do Grupo Regional de Promotorias Integradas no Acompanhamento da Covid-19, que deve adotar medidas para que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realize melhorias na unidade.

Facebook
Veja também