Viagora

Teresina retira obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre

Conforme a Prefeitura municipal, a medida segue o novo decreto n° 22.200, publicado, no dia 7 de março, pelo prefeito Dr. Pessoa.

A partir desta segunda-feira (14), se inicia a segunda etapa de flexibilização das medidas sanitárias restritivas para a contenção da covid-19 na qual não será mais obrigatório o uso de máscaras durante as atividades ao ar livre, incluindo as recreativas e esportivas, com exceção daquelas que geram aglomerações como shows, espetáculos e arquibancadas.

Conforme a Prefeitura municipal, a medida segue o novo decreto n° 22.200, publicado, no dia 7 de março, pelo prefeito Dr. Pessoa. Por outro lado, a obrigatoriedade do uso de máscara permanecerá em transportes públicos e veículos de pequeno porte destinados ao transporte de passageiros.

Foto: Divulgação/AscomFlexibilização de máscaras.
Flexibilização de máscaras.

O prefeito da capital, Dr. Pessoa, explicou que a ação foi avaliada e realizada de forma prudente conforme os indicadores científicos levantados pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) Municipal.

“Levamos em consideração olhar científico sobre a pandemia, O COE que tem pessoas preparadas e também o COE municipal que junto ao presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) nos transmite as informações necessárias para tomarmos as decisões”, afirma Dr. Pessoa.

De acordo com o médico, neurologista, virologista (Doutor em Virologia) e membro do COE - Teresina, Marcelo Adriano, a flexibilização do uso de máscaras passou por estudos baseados, especialmente, em critérios técnicos científicos realizados por instituições e agências de saúde pública mundial.

“A proposta de flexibilização apresentada pelo COE foi baseada especialmente em critérios técnicos científicos da Organização Mundial de Saúde e o Centro para Controle e Previsão de Doenças para os Estados Unidos (CDC), que recentemente publicou diretrizes para normatizar e programar a utilização de medidas de contenção não farmacológicas contra a Covid-19 de acordo com os níveis de transmissão da doença em uma determinada localidade”, explicou Marcelo Adriano.

Além disso, o profissional também ressalta que o município possui diversos sinalizados adicionais sensíveis, como o monitoramento diário dos dados de casos da doença que vão desde a sua fase inicial até o desfecho final. que visam averiguar mudanças no cenário pandêmico da covid-19.

“A programação está sendo estudada diariamente junto aos dados coletados com informações sobre de números de atendimentos por síndromes gripais, os indicadores de internação e o indicador óbito. O próprio decreto inclusive, prevê que retroaja caso seja detectado alguma mudança no importante no cenário no epidemiológico da cidade", explica Marcelo Adriano.

Marcelo Adriano ainda pontuou que Teresina está na faixa verde, aquela que indica baixa transmissão há algumas semanas. O médico afirma que a PMT está agindo com cautela para realizar essas mudanças de rotina.

A primeira fase da flexibilização das máscaras ocorreu na última segunda-feira (07), quando o prefeito Dr. Pessoa assinou o decreto que flexibiliza as medidas restritivas contra acovid-19.

Já a próxima etapa da flexibilização de medidas restritivas, se iniciará no dia 21 de março onde ocorrerá interstício para averiguação da permanência de Teresina na categoria de risco baixo, ou seja a faixa verde, por mais uma semana, devido as medidas adotadas nas etapas anteriores.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Covid-19

Dr. Pessoa

Facebook
Veja também