Viagora

Experiência do HGV em trombectomia é apresentada nos Estados Unidos

O procedimento realizado pelo Hospital Getúlio Vargas no tratamento do AVC foi discutido por especialistas durante evento médico, que acorreu na Califórnia

Durante evento especializado que ocorreu no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, o Hospital Getúlio Vargas (HGV), de Teresina, recebeu destaque. O procedimento de trombectomia mecânica, realizado pela unidade de saúde durante tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC), foi discutido na ocasião.

De acordo com o Governo do Piauí, o procedimento consiste na remoção de um coágulo que bloqueia uma artéria cerebral, situação em que ocorre o AVC isquêmico. A técnica permite o restabelecimento do fluxo sanguíneo e ainda evita que o paciente tenha danos cerebrais irreversíveis.

A gestão estadual afirma que especialistas da área de neurorradiologia intervencionista aproveitaram o evento para discutir acerca dos avanços tecnológicos utilizados durante a terapia do AVC isquêmico, além de compartilharem suas experiências com a trombectomia mecânica.

“A oportunidade de ampla discussão permitiu a troca de conhecimentos e a disseminação das práticas mais recentes no tratamento da doença. O procedimento é uma verdadeira revolução e a sua implementação representa um grande avanço para a saúde pública do Piauí”, disse o especialista responsável pela apresentação da experiência do HGV com o procedimento, Romilto Pacheco, neurointervencionista e coordenador da Linha de Cuidado do AVC.

Segundo o Governo, a realização da trombectomia mecânica possibilita a criação de novas oportunidades para o tratamento de ponta do AVC.

“O HGV tornou-se uma referência no tratamento de AVC ao implantar a primeira Unidade de AVC tipo III do estado, com acesso a trombectomia mecânica, uma técnica avançada e inovadora. Este é um marco para a saúde pública do estado”, afirma Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

A gestão executiva do Piauí reforça que o HGV, referência em tratamentos de alta complexidade, é o único hospital que promove a realização da trombectomia mecânica através do Sistema Único de Saúde (SUS). A operação é considerada revolucionária para o tratamento do AVC isquêmico, problemática que, atualmente, é a principal causa de morte e incapacidade no Brasil.

Ao longo do evento nos Estados Unidos, o caso da primeira paciente submetida à trombectomia mecânica no HGV foi um dos destaques entre as experiências. A adolescente, que realizou o procedimento após sofrer um AVC isquêmico grave, voltou a caminhar com independência, além de reaver notavelmente sua capacidade de comunicação.

“O sucesso do procedimento e a recuperação impressionante da adolescente são um testemunho da importância da técnica como uma das ferramentas eficazes no tratamento do AVC”, ressaltou a diretora do hospital, Nirvania Carvalho.

Antonio Luiz, secretário de Estado da Saúde, comentou acerca da importância da iniciativa do HGV e ainda destacou o quão essencial é a dedicação de toda a equipe médica e multidisciplinar envolvida na terapia. “O objetivo é expandir o acesso à Unidade de AVC para um número cada vez maior de pacientes, garantindo que todos tenham a oportunidade de uma recuperação máxima após um AVC”, afirma.

O governo declara que a presença e o destaque recebido pelo HGV no evento da Califórnia são um marco, apresentando potencial para inserir o Piauí no mapa do tratamento de ponto no Brasil e no mundo.

“Com o compromisso contínuo da equipe médica e o apoio da comunidade científica, o HGV está no caminho certo para se tornar um centro de excelência no tratamento de AVC e uma referência em inovação médica no Brasil”, concluiu Dirceu Campelo.

Facebook
Veja também