Viagora

"A vacina está ajudando no controle da pandemia", diz Wellington

O governador do Piauí ressaltou que diante da redução de transmissibilidade e óbitos, bem como a elevada vacinação é possível a flexibilização das medidas sanitárias contra a covid-19.

O governador do Piauí, Wellington Dias, falou sobre a reunião do Comitê Cientifico do Nordeste junto ao Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI), para determinar a dinâmica da flexibilização de medidas sanitárias contra a covid-19. A permanência do uso de máscaras no estado em todos os ambientes já foi anunciada pelo órgão.

Wellington Dias destacou que os cientistas averiguaram a eficácia da vacinação no Piauí que está auxiliando no enfrentamento ao novo coronavírus. O governador afirmou ainda que a ampla imunização permitiu a redução da transmissibilidade, adoecimento e óbitos.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraGovernador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

“Eu encerrei a agenda com o Dr. Sérgio Resende, presidente do Comitê Cientifico Nordeste, além do Dr. Noronha, o secretário Florentino Neto, eles tiveram uma agenda ontem e agora pela manhã eles apresentaram uma minuta estão até as 14h em fase de apreciação, são cerca de 4800 cientistas do Brasil e do mundo. O que eles recomendam? Primeiro a notícia positiva, há sinais de que a vacina está funcionando, ela ajudando no controle da pandemia, ou seja, no Brasil e no mundo há a redução tanto de transmissibilidade, como adoecimento e óbitos”, afirma o governador.

Por outro lado, o gestor estadual ressaltou que os membros do Comitê Cientifico Nordeste alertam sobre a necessidade de cautela na adoção de uma transição. Além disso, o governador solicitou uma recomendação com um cronograma contendo medidas gradativas e avaliações periódicas.

“Porém ainda é necessário cautela, ou seja, na recomendação é preciso ter ainda um cuidado, ainda estamos no Brasil e também é preciso ter cuidado no Nordeste. O Piauí tem uma situação, entre os três estados, mais favorável no Nordeste, mas não somos uma ilha, há uma necessidade de agora adotarmos medidas com muito cuidado, eles estão fechando esse relatório e eu pedi que tivesse uma recomendação para que nós evitemos uma saída desorganizada, ou seja, a importância de ter um cronograma com medidas que de forma segura, gradativa possamos ter uma transição. A cada sete dias faz avaliação, tem um sistema de monitoramento, teve alguma alteração poder trabalhar”, explica Wellington Dias.

A diminuição de casos positivos e óbitos por covid-19 no Piauí também foi pontuada por Wellington Dias, que confirmou a possibilidade de uma flexibilização inicial diante das regiões que apresentam menos transmissibilidade e maior índice de imunização.

“Eu estava conversando com um grupo de cientistas que compõem a executiva e eles me diziam uma coisa que eu gostei muito: a ideia de trabalhamos também a partir de alguns laboratórios, tem regiões do estado em que os exames que estamos fazendo não está detectando a presença do coronavírus, nem Omicrôn ou Delta, então é possível que possamos trabalhar uma flexibilização inicial a partir daquelas áreas que tem uma situação de elevada vacinação e menos transmissibilidade do que outras”, declara Dias.

Facebook
Veja também