Viagora

Covid-19: COE divulga orientações para eventos eleitorais em Teresina

Com base do documento, as convenções partidárias e os encontros entre pré-candidatos e a população devem ocorrer preferencialmente de forma virtual.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE), divulgou um documento com recomendações de medidas de segurança e higiene para o período eleitoral com o objetivo de reduzir os riscos de disseminação do novo coronavírus em Teresina.

Com base do documento, o COE orienta que as convenções partidárias e os encontros entre pré-candidatos e a população devem ocorrer preferencialmente de forma virtual, e conforme um dos integrantes do COE, o médico Walfrido Salmito, o objetivo é evitar as aglomerações.

“Nossa orientação é para evitar aglomerações e um possível aumento de casos de Covid e de óbitos”, ressaltou o médico Walfrido Salmito, do COE.

Segundo o documento, em caso de encontros presenciais, a recomendação é que devem ser realizados com base nas recomendações universais de precaução, como o uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel 70%, além de evitar aglomerações e o compartilhamento de objetos pessoais. O distanciamento social de pelo menos dois metros entres as pessoas também deve ser seguido.

O Comitê orienta ainda que os eventos partidários devem ser realizados em ambientes arejados, com janelas e portas abertas, com a utilização de sistema de refrigeração de ar apenas quando for absolutamente indispensável. Outra recomendação é que os organizadores devem fazer constantemente a limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies.

De acordo com o COE, o comitê segue reavaliando periodicamente os indicadores epidemiológicos para orientar a população, assim como as instituições públicas e privadas para que o período eleitoral possa ocorrer de forma segura.

Facebook
Veja também