Viagora

Covid: Sesapi intensifica combate em municípios com aumento de casos

Conforme a Sesapi, a primeira área contemplada com a iniciativa foi à região da Serra da Capivara, local onde foram encaminhados ônibus com profissionais da Atenção Básica, Coordenação de Imunização.

O Governo do Piauí, por meio da Secretária de Estado da Saúde (Sesapi), informou que está realizando ação de intensificação em apoio a todos os municípios que registraram incidência maior de casos da Covid-19.

Conforme a Sesapi, a primeira área contemplada com a iniciativa foi à região da Serra da Capivara, local onde foram encaminhados ônibus com profissionais da Atenção Básica, Coordenação de Imunização, Vigilância Sanitária, Rede Hospitalar e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíSecretário da Sesapi, Florentino NetoSecretário da Sesapi, Florentino Neto

Ainda segundo Sesapi, as equipes se reúnem com os gestores de saúde, além de outras áreas de interesse, das cidades da região, nesta quarta-feira (24) para se informarem sobre a situação epidemiológica e o andamento da vacinação desses municípios.

O superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, destacou que o objetivo da campanha é se informar sobre os novos casos registrados nessas regiões.

“Nosso intuito é conhecer de perto quais as dificuldades destes gestores no controle da doença e qual a parcela da população que está adoecendo mais pela Covid-19. A partir daí, vamos traçar as estratégias de ajuda”, explica o gestor.

De acordo com a Sesapi,a região foi escolhida para ser a primeira por conta do aumento registrado de casos de covid-19 em alguns municípios, durante os últimos 14 dias, porém o órgão ressalta que o ônibus com os profissionais de saúde serão encaminhados a todos os municípios do estado.

Essa ação também tem o objetivo de apresentar os dados e análises da situação da transmissão do vírus, assim como os dados de coberturas vacinais e orientações para realização de intervenções locais aos representantes do Poderes Executivo, Legislativo, órgãos de controle, sindicatos, setor econômico, gestores regionais e municipais.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou através de pesquisa que o aumento no número de casos de Covid foi registrado em pelo menos 64 cidades do Piauí como Teresina, municípios da região de Campo Maior, região de Floriano e região de Valença. Segundo a Fiocruz, com a incidência de novos casos aumenta também o risco de transmissibilidade da doença.

Florentino Neto, secretário de Saúde do estado, solicitou reforço na vigilância dos casos de covid-19 e pediu intensificação na cobertura vacinal no estado.

“Pelo menos 214 mil piauienses ainda não voltaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, o que prejudica a imunização completa da população. Precisamos que todos estejam protegidos para que possamos sair dessa pandemia. Se chegou a sua vez de se vacinar, não deixe de ir”, finaliza o gestor.

Facebook
Veja também