Viagora

Dr. Pessoa segue Wellington e permite abertura de bares no sábado

O prefeito de Teresina assinou decreto nesse sábado (1º) permitindo o funcionamento de bares e restaurantes no sábado.

Nesse sábado, 1º de maio, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), assinou decreto dispondo sobre as medidas sanitárias que serão adotadas no período de 3 a 9 de maio para combater o avanço da Covid-19 na capital piauiense.

O prefeito decidiu seguir as medidas já estabelecidas em decreto estadual assinado pelo governador Wellington Dias (PT). No documento, publicado no Diário Oficial do Município, Dr. Pessoa considerou que o número de leitos clínicos e de terapia intensiva se mantém em ampliação e que foi zerada a fila de espera pelos leitos, levando-se em conta das redes pública (municipal e estadual) e privada de saúde.

O decreto determina que continuam suspensas as atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingressos.

  • Foto: Viviane Rocha/ViagoraPrefeito de Teresina, Dr. Pessoa.Prefeito Dr. Pessoa assina decreto permitindo abertura de bares aos sábados.

De 3 a 8 de maio, será permitido o funcionamento do comércio em geral por até 9 horas diárias, devendo cada estabelecimento informar à Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) de sua região o horário de funcionamento, bem como afixar e divulgar em local visível e acessível podendo inclusive utilizar as ferramentas de redes sociais para tanto, esse horário, desde que não ultrapasse às 20h.

Mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e estabelecimentos que comercializem produtos alimentícios poderão funcionar até às 23h.

Os shoppings centers poderão funcionar para atendimento ao público, de 3 a 8 de maio, no horário de 10h às 22h. No dia 9 de maio, fica permitido o funcionamento do comércio em geral exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru.

O decreto permite o funcionamento de bares e restaurantes, com a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, de 3 a 8 de maio, até às 22h, desde que não gerem aglomerações.

“Os estabelecimentos autorizados a funcionar por este decreto, estarão obrigados a cumprir medidas de controle de circulação e aglomeração de pessoas, sendo exigidos a observância e o cumprimento por parte dos estabelecimentos”, menciona o documento.

Confira aqui o decreto municipal na íntegra.

Facebook
Veja também