Viagora

MP-PI quer que abrigos de idosos testem funcionários para Covid-19

A 28ª Promotoria de Justiça de Teresina expediu recomendações à SASC, Sesapi, Semcaspi e FMS para que sejam realizados testes nos funcionários para detectar a Covid-19.

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da promotora de Justiça Marlúcia Gomes Evaristo Almeida, expediu recomendações à Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (SASC), à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e à Fundação Municipal de Saúde (FMS), para que sejam realizados testes de diagnóstico para o novo coronavírus nas casas de acolhimento de Teresina, com o objetivo de diminuir os riscos relacionados à transmissão da Covid-19 nos idosos residentes nas instituições.

Segundo as recomendações, os testes devem ser realizados em todos os trabalhadores das instituições de longa permanência para idosos, independentemente do vínculo do colaborador, seja terceirizado, contratado temporariamente ou servidor efetivo. A SASC, a Sesapi, a Semcapi e FMS devem tomar as providências necessárias, nas instituições de gestão estadual, municipal e filantrópica.

Respondendo às recomendações, os abrigos Casa Frederico Ozanan, Abrigo São Lucas e Lar das Flores de Maria enviaram ofícios à 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, informando as providências que estão sendo tomadas acerca da realização dos testes, bem como sobre a solicitação de apoio técnico, operacional e material para a adoção das medidas e procedimentos apontados nas recomendações. O Lar de Santana realizou os testes e enviou ao Ministério Público a comprovação, inclusive com fotos.

Facebook
Veja também