Viagora

"Não é momento de abandonar a proteção", diz Florentino sobre Covid

Segundo o secretário de Saúde do Piauí, a população deve permanecer adotando as medidas de proteção contra a doença.

Boletim divulgado pela Secretaria de estado da Saúde (Sesapi), informa que o Piauí apresenta tendência de estabilidade nos casos de covid-19. Os dados são dos últimos 14 dias, e possuem variação de 4% com média móvel de 210 casos.

Conforme a Sesapi, os óbitos pela doença registraram queda de 26%, com média móvel de dois óbitos pela doença. Em novembro o estado não registrou, por três vezes, mortes pela doença em período de 24 horas, até o fechamento do boletim.

Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde, ressaltou que a vacinação no Piauí tem avançado e que as medidas de contenção do vírus adotadas pelo Governo do estado mostram resultados eficazes.

  • Foto: Ascom/SesapiSecretário de Saúde, Florentino Neto.Secretário de Saúde, Florentino Neto.

O secretário também destacou que além da vacinação, a adoção de máscaras de proteção e respeito ao distanciamento social foram estratégias sanitárias fundamentais para alcançar a estabilidade da Covid-19 no estado.

Ainda segundo Florentino Neto, a agilidade na distribuição das doses para os municípios piauienses contribuiu para o avanço na vacinação e a queda dos óbitos pela doença registrados no estado.

“Estamos otimistas, mas continuamos vigilantes em relação aos números, já que o vírus continua entre nós e só a prevenção nos protege, efetivamente, contra o ele”, destaca o secretário.

O secretário afirmou que os leitos destinados a atendimento para covid-19 continuaram sendo implantados por período indeterminado.

Segundo o secretário, com a diminuição de pacientes que apresentam suspeitas ou a confirmação da doença, diversos equipamentos utilizados no atendimento tiveram outros destinos que devem atender a outras enfermidades.

“A estrutura permanece montada, com leitos de UTI atendendo exclusivamente Covid-19 nas cidades Teresina, Parnaíba, Piripiri, Picos, Oeiras, Floriano e Bom Jesus. Em caso de necessidade, elas serão remanejadas novamente. Com a queda das taxas de ocupação e internação apenas a UTI Covid de São Raimundo Nonato foi transformada em UTI geral”, explica o gestor.

Por fim, o secretário afirmou que a população deve permanecer adotando as medidas de proteção contra o vírus para que o estado continue registrando queda nos casos e óbitos por covid-19.

“O relaxamento nos cuidados poderá trazer um aumento na contaminação, gerar novos casos e propiciar mais mortes. Não é o momento de abandonar a proteção”, finaliza Florentino Neto.

Facebook
Veja também