Viagora

Dr. Pessoa só sabe culpar a gestão anterior, diz Deolindo sobre caos na saúde

O parlamentar também falou sobre a falta de medicamentos e insumos no sistema de saúde.

O vereador Deolindo Moura (PT) afirmou que o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), têm culpado a gestão anterior pelas problemáticas enfrentadas na cidade. O parlamentar também falou sobre a falta de medicamentos e insumos no sistema de saúde.

“Estão dizendo, e aqui é a informação que eu vi pela imprensa, que foi feita uma aquisição grande e estamos esperando chegar. Mas até lá muita gente está precisando e nós esperamos que venha a ser resolvido esse problema”, disse o vereador.

Foto: Matheus Santos/ViagoraVereador Deolindo Moura
Vereador Deolindo Moura

Deolindo ainda reafirmou a gravidade da saúde pública no momento. “Diga-se de passagem, é um problema que já percorreu por vários secretários que ali passaram [gestão do Dr.Pessoa]. O último agora, Dr. Italo, nós pedimos explicações sobre a questão dos repasses do Hospital São Carlos Borromeu, que é um hospital de referência na pediatria, na região da Pedra Mole e em toda cidade de Teresina”, enfatizou.

Ainda sobre o caos no setor, o vereador afirmou que a resolução deve ser urgente. “Não dá pra ficar esperando essa gestão do Dr. Pessoa, que depois de quatro anos vem colocando culpa na gestão anterior”, disse ele.

O parlamentar também falou sobre outras irregularidades na gestão. “Também temos várias outras questões como o caso da drenagem da cidade, a questão da educação que a gente vê a todo momento problema nos repasses, assim como a questão da saúde e do transporte coletivo que até hoje não foi resolvido”, concluiu.

Entenda o caso

A Saúde Pública de Teresina está em colapso com péssimas condições estruturais, falta de insumos e medicamentos sob o comando do prefeito Dr. Pessoa. 

Após várias denúncias sobre as condições estruturais precárias e o péssimo funcionamento do HUT, o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) encaminhou um ofício jurídico nessa terça-feira (05), ao Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM-PI) pedindo a urgente interdição ética do trabalho médico no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Foram apontadas, através da imprensa local, diversas situações que mostram a realidade vivida pela população e os profissionais no maior hospital de urgência de Teresina. Além dos problemas estruturais, os médicos estão trabalhando no hospital sem as mínimas condições de exercerem a função, ocasionando até mortes de pacientes.

Diante das graves denúncias, o sindicato requer que o médico seja proibido de trabalhar, a fim de salvaguardar a segurança do profissional, bem como dos pacientes.

Posicionamento do CRM-PI

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), Dr. João Araújo Moura Fé, se posicionou na última quinta-feira (07), em vídeo obtido pelo Viagora, sobre o caso e revelou que existe a possibilidade de interdição ética parcial no HUT.

Segundo o conselho, uma fiscalização foi realizada na unidade de saúde nessa quarta-feira (06), onde foram apurados os problemas denunciados e, após os levantamentos, a equipe técnica elaborou um relatório, que já foi encaminhado às autoridades competentes.

“Encaminhamos o relatório para as autoridades competentes para que as irregularidades sejam solucionadas, de uma maneira administrativa, mas se isso persistir, nós podemos aprovar indício de interdição ética parcial em alguns setores do HUT para que resolvam esses problemas”, afirmou.

Se as irregularidades identificadas no maior hospital de urgência da capital não forem sanadas, o presidente do CRM-PI, Dr. João Araújo, declarou que alguns setores do HUT podem ser interditados

Facebook
Veja também