Viagora

Possibilidade de interdição no HUT é muito preocupante, declara Jeová

O pré-candidato manifestou-se sobre a possibilidade de interdição ética do trabalho médico no HUT, medida que foi admitida pelo Conselho Regional de Medicina do Piauí.

O pré-candidato a prefeito de Teresina, Jeová Alencar (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (07), ao Viagora, que os problemas enfrentados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT)  na gestão do prefeito Dr. Pessoa são preocupantes e que a interdição na unidade pode gerar mais danos à população.

O deputado manifestou-se sobre a possibilidade de interdição ética do trabalho médico no HUT, medida esta que foi admitida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM-PI).

De acordo com Jeová, o cenário de descaso no HUT é apenas um retrato do que ocorre na rede de saúde pública municipal de Teresina como um todo. 

Foto: ViagoraDeputado Jeová Alencar
Deputado Jeová Alencar

O pré-candidato foi enfático ao declarar que a gestão do prefeito Dr. Pessoa empenha mais de 37% da sua receita corrente líquida com a saúde, mas o desmonte no setor permanece.

“As informações que chegam até mim são muito preocupantes, não só o HUT, mas a rede pública municipal de saúde. O que falta no HUT também falta lá na ponta, nas UBSs, nas UPAS. É muito preocupante esse desmantelo na saúde, embora se gaste mais de 37% da receita corrente líquida com a saúde e a gente vê esse descaso, a descontinuação do trabalho, toda hora troca secretário, troca isso e aquilo, os pagamentos astronômicos efetuados pela fundação. Nós nos perguntamos o porquê do que está acontecendo”, explicou.

Jeová Alencar afirmou também que tem recebido denúncias de profissionais com sobrecarga de pacientes, comprometendo a qualidade do seu trabalho.

“Uma enfermeira, amiga nossa, nos contou que nos plantões ela está cuidando de mais de 100 pacientes, ou seja, é um esgotamento físico, mental e o que é pior, ela não consegue fazer uma prestação de serviço de qualidade para as pessoas, quem está sofrendo com isso é a população de Teresina”, afirmou.

Para o republicano, o caos instaurado na saúde pública de Teresina se deve a um erro de gestão administrativa. “É um estado de guerra, com a interdição do HUT a gente não sabe nem o que pode acontecer, de tão ruim que possa acontecer na nossa cidade. Nós estamos falando do maior hospital de urgência de Teresina, realmente é muito preocupante. O erro é de gestão, é em tudo”, pontuou.

Entenda o caso

Nessa terça-feira (05), o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) solicitou ao Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM-PI), através de ofício jurídico, a urgente interdição ética do trabalho médico no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

De acordo com o SIMEPI, após o recebimento de denúncias que apontaram a ausência de condições mínimas de trabalho, além da estrutura precária, foi necessário pedir que os médicos sejam proibidos de trabalhar, a fim de salvaguardar a segurança do profissional, bem como dos pacientes.

O sindicato também tomou conhecimento acerca do desabastecimento da farmácia do HUT, que há meses não dispõe de medicamentos básicos, como antibióticos, analgésicos e morfina.

Posicionamento do CRM-PI

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), Dr. João Araújo Moura Fé, se posicionou nesta quinta-feira (07), em vídeo obtido pelo Viagora, sobre o caso e revelou que existe a possibilidade de interdição ética parcial no HUT.

Segundo o conselho, uma fiscalização foi realizada na unidade de saúde nessa quarta-feira (06), onde foram apurados os problemas denunciados e, após os levantamentos, a equipe técnica elaborou um relatório, que já foi encaminhado às autoridades competentes.

“Encaminhamos o relatório para as autoridades competentes para que as irregularidades sejam solucionadas, de uma maneira administrativa, mas se isso persistir, nós podemos aprovar indício de interdição ética parcial em alguns setores do HUT para que resolvam esses problemas”, afirmou.

Se as irregularidades identificadas no maior hospital de urgência da capital não forem sanadas, o presidente do CRM-PI, Dr. João Araújo, declarou que alguns setores do HUT podem ser interditados.

Facebook
Veja também