Viagora

"Firmino sonha 24 horas em aumentar a crise", afirma Robert Rios

O pré-candidato a vice-prefeito fez críticas aos decretos de isolamento social e falou sobre a possível prorrogação das eleições 2020.

Em entrevista ao Viagora, o ex-deputado e pré-candidato a vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (PSB), falou sobre as medidas de isolamento social determinadas pelos Governo do Estado e prefeitura da capital, devido ao coronavírus, além de comentar sobre a possível prorrogação das eleições 2020, dentre outros assuntos.

Recentemente, o Governo do Piauí anunciou novas medidas econômicas, como o corte de 15% do salário do governador Wellington Dias e de membros do primeiro escalão, no entanto Robert Rios faz críticas a algumas atitudes do Estado.

“Eu acho que o vírus trouxe a coisa que o homem público brasileiro mais gosta, uma montanha de dinheiro com o decreto de calamidade para não ter licitação. É a cara do gestor brasileiro. Uma crise dessa e o governador manda o nono suplente de deputado para a Assembleia, que crise? Ele tá criando despesa", afirmou Robert.

  • Foto: Kelvyn Coutinho/ViagoraEx-deputado Robert Rios em entrevista ao Viagora.Ex-deputado Robert Rios 

Em relação à situação em Teresina, o pré-candidato a vice-prefeito afirma que o sistema de Saúde da cidade é uma “ficção”, e mesmo recebendo mais dinheiro que os demais municípios do estado, a capital não estava preparada para receber os efeitos da pandemia de coronavírus, e critica a atitude do prefeito Firmino Filho (PSDB) em pedir que a população fique em casa.

“O Firmino mostrou o que eu já sabia, que a Saúde de Teresina é uma ficção. A Saúde de Teresina recebe  mais dinheiro de transferência Federal, mais que o conjunto total dos demais municípios que recebem dinheiro. Então, Teresina tinha 200 UTI’s, mas não tinha os respiradores mecânicos. Então você vê, essa pandemia já vinha sendo anunciada desde dezembro passado, pega Teresina e o que ele [Firmino] diz, ‘fica todo mundo em casa’. Claro, todo mundo em casa, porque se for para rua e tiver uma grande população com essa doença os hospitais vão entrar em pânico, não tem condição. Ele está é com 30 anos, o mesmo grupo no poder, não é de ontem não”, afirma o ex-deputado.

Isolamento vertical

O isolamento social horizontal, consiste em colocar o maior número de pessoas de uma cidade em quarentena, outra forma é o isolamento vertical, em que apenas pessoas do grupo de risco como, hipertensos, diabéticos, idosos e pessoas com doenças respiratórias são isoladas. Na avalição de Robert Rios, mesmo sendo importante a medida, não se pode manter por muito tempo, e é preciso que aos poucos seja liberado retorno do comércio.

“Eu acho que alguns setores podem ser abrandados. Você não pode pegar um país inteiro e colocar em isolamento, porque nós precisamos ter o parque de Saúde funcionando, rede hospitalar, farmácia, as pessoas que produzem alimento, que produzem comida. Você não pode colocar um país inteiro em uma quarentena prolongada, você tem que ter o discernimento de ir afrouxando. Tem lugar que tem zero pessoas infectadas e tem a quarentena ”, comenta Robert.

Eleições 2020

Muitos políticos já se manifestaram sobre o possível adiamento das eleições municipais que seriam realizadas este ano, e uma das soluções apontadas seria que os mandatos dos prefeitos fossem prorrogados. Sobre essa possibilidade, Robert Rios, que é pré-candidato a prefeito na chapa com Dr. Pessoa, comenta que isso não seria possível.

 “Claro, o Firmino reza de manhã, de tarde, de noite, só porque ele não lê a Constituição. Eu sou farinha do mestrado constitucional, os mandatos não podem ser prorrogados, a Constituição não permite. O quê que acontece, você pode até prorrogar a eleição, mudar a eleição para novembro, dezembro, mas você não pode prorrogar mandato”.

Ainda segundo Robert, alguns políticos, como o senador Ciro Nogueira (Progressistas), estariam tentando tirar vantagem dessa possibilidade, já que caso o mandato de prefeito seja prorrogado, ele teria o apoio de Firmino, que ainda seria prefeito de Teresina, nas eleições para governador em 2022.

"Caso seja necessário, a eleição se impõe sozinha sem ninguém ser a favor ou contra. Agora, o Firmino sonha 24 horas em aumentar a crise, em crescer a crise achando que ele vai se aproveitar, como o Ciro, prorrogar o mandato. Porque é o sonho do Ciro, desde o início, foi a primeira pessoa que falou em prorrogar mandato. Mandou o Elmano que tá caduco fazer lá o projeto, mas por trás ele defendeu com o partido dele. O quê que ele queria? Queria levar o Firmino sentado na cadeira de prefeito até 2022, para o Firmino apoiar ele para governador”, revela Robert Rios.  

Facebook
Veja também