Viagora

Queda na taxa de transmissão é sinal para reabertura, diz Wellington

Segundo o governador, ele recebeu uma pesquisa que atesta a queda da taxa de transmissão da Covid-19 para menos de um, sinalizando a possibilidade de retomada da economia.

Na manhã desta quinta-feira, 4 de junho, em entrevista à imprensa, o governador Wellington Dias (PT) informou que recebeu uma nova pesquisa que apontou a queda da taxa de transmissibilidade da Covid-19 no Piauí.

O gestor afirmou que está otimista quanto a retomada das atividades econômicas no estado, suspensas desde o mês de março como medida para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus e o consequente colapso do sistema de saúde.

Segundo o governador, o estado chegou a um percentual de 2.8 de transmissibilidade, reduziu para 2.2 e depois para 1.4, e teve nova queda para abaixo de um. Wellington atribuiu o resultado positivo às medidas preventivas tomadas com antecedência no estado.

Dias comentou ainda que a taxa de transmissibilidade em queda e o número de leitos de UTI com demanda suficiente, vai influenciar na retomada das atividades. “Estou muito otimista. O índice de transmissibilidade precisa estar igual ou abaixo de um para termos uma retomada segura”, destacou.

Wellington Dias disse ainda que no próximo sábado (6), o Comitê Científico da Covid-19 vai se reunir para analisar os números para definir o decreto de isolamento e a retomada gradual. “O fechamento não é opção do governo, opção do governo é evitar mortalidade das pessoas”, comentou.

Para a flexibilização do isolamento, a taxa de mortalidade pelo coronavírus precisa diminuir e o número de leitos de UTI ocupados deve estar abaixo de 50%.

Apesar do cenário otimista, dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) atestam que o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), o Hospital Getúlio Vargas (HGV) e o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) estão com quase 100% de ocupação dos leitos de UTI para a Covid-19.

Facebook
Veja também