Procurador-geral propõe acordo para solucionar caos na Saúde de Teresina
Uma reunião foi realizada pelo procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ítalo Costa, nessa segunda-feira (11).
Nessa segunda-feira (11), o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura se reuniu com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ítalo Costa, e o procurador do Município de Teresina, Ricardo Martins, para debater sobre a possibilidade de celebrar um Termo de Ajustamento de Conduta, visando sanar os problemas da saúde pública de Teresina.
Na oportunidade, o presidente da FMS apresentou um relatório contendo as ações adotadas ao longo da sua gestão, ou seja, nos últimos dois meses.
Diante dos fatos, o procurador-geral de Justiça fixou prazo para que a procuradoria do Município e a Fundação Municipal de Saúde se manifestem quanto às cláusulas do TAC a ser firmado.
O Ministério Público informou que as questões referentes à saúde pública municipal são acompanhadas atualmente, através de procedimentos administrativos instaurados na Subprocuradoria de Justiça Jurídica e na 29ª Promotoria de Justiça de Teresina.
Marcaram presença na reunião: o Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico do MPPI, João Malato Neto, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caods/MPPI), Karla Carvalho, e os Promotores de Justiça Flávio Teixeira, titular da 36ª Promotoria de Justiça de Teresina, e Eny Pontes, responsável pelas 12ª e 29ª Promotorias de Justiça de Teresina.
Entenda o caso
A gestão do prefeito Dr. Pessoa enfrenta um caos instaurado na saúde pública devido à negligência na alocação de verbas, que deixa o setor desassistido, gerando prejuízo aos pacientes que amargam nos corredores dos hospitais públicos.
O caso é tão urgente e caótico que já houve mortes por conta da falta de medicamentos básicos. O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) teve que reagir e solicitou, através de ofício jurídico, ao Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM-PI) a urgente interdição ética do trabalho médico no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
No documento, o SIMEPI aponta diversas irregularidades, verificadas in loco após diversas denúncias, como a ausência de insumos e medicamentos básicos, bem como a precariedade das condições estruturais e sanitárias para a assistência à saúde dos pacientes e realização do ato médico.
Na última quinta-feira (07), o presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), Dr. João Araújo Moura Fé, admitiu a possibilidade de interdição ética parcial do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), caso as várias irregularidades denunciadas na gestão do prefeito Dr. Pessoa não sejam solucionadas.
Dr. João Araújo explicou, através de vídeo, que o conselho já realizou uma fiscalização no HUT na quarta-feira (06), gerando um relatório detalhando as problemáticas identificadas que prejudicam os pacientes, bem como os profissionais.
O representante do conselho ainda pontuou que os órgãos competentes foram notificados acerca do relatório técnico e que existe a possibilidade de interditar alguns setores do HUT até a resolução dos problemas.
- Caos na Saúde: promotor abre investigação contra gestão do prefeito Dr. Pessoa
- Saúde em Colapso: pacientes sofrem com falta de medicamentos básicos no HUT
- Presidente do CRM admite possibilidade de fazer intervenção médica no HUT
- Jeová Alencar diz que Teresina tem problema sério de má gestão na Saúde
- "Dr. Pessoa é omisso", diz Luiz Lobão sobre falta de medicamentos no HUT
- Saúde Pública de Teresina é marcada pelo descaso, diz Tonny Kerley
- Juiz manda prefeito Dr. Pessoa regularizar estoque de medicamentos nos hospitais
- SIMEPI pede ao CRM a interdição do HUT após mortes de pacientes
- SAMU de Teresina funciona em condições precárias e com poucas ambulâncias
- Vou tomar medidas em relação a interdição do HUT, declara Dudu
- É imprescindível que a gestão de Dr. Pessoa seja responsabilizada, diz Kerley sobre HUT
- Possibilidade de interdição no HUT é muito preocupante, declara Jeová
- HUT está em uma situação desastrosa, diz Fábio Novo sobre interdição
- Ilegalidades na gestão de Dr. Pessoa só crescem, diz Petrus sobre contratos da Litucera
- Promotor investiga falta de manutenção de equipamentos nos hospitais de Teresina
- Inaceitável que a gestão de Dr. Pessoa priorize contratos milionários, diz Tonny Kerley
- Gestão de Dr. Pessoa precisa resolver situação da Saúde Pública, diz Venâncio
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Ítalo Barros
Dr. Pessoa
Prefeitura de Teresina
-
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos
A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18), garantindo que a cidade possa ser contemplada com liberação de recursos nesse momento de vulnerabilidade. -
Obras de pavimentação asfáltica na PI-115 em José de Freitas iniciam na segunda
A obra possui R$ 14 milhões de investimentos, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Abreu, atual secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí. -
Secult abre renovação de matrículas na Escola de Música em Teresina dia 27 de janeiro
A rematrícula deve ser feita presencialmente na secretaria da instituição, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho (1º andar). -
Tribunal de Justiça inicia tratativas para instalação do Justo Acesso em Bocaina
O juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Programa Justo Acesso, Luiz de Moura Correia, se reuniu com o prefeito de Bocaina, Guilherme Portela, para discutir sobre a iniciativa. -
Hospital de Bom Jesus registra mais de 600 cirurgias ortopédicas em 2024
Segundo a Sesapi, foram realizadas 615 cirurgias ortopédicas e 1.936 consultas e avaliações médicas desde a implantação do serviço.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir