Promotor se reúne com entidades médicas e cobram da FMS solução da crise na saúde de Teresina
O encontro foi convocado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) com o objetivo de discutir sobre a situação da crise na saúde da capital.
O promotor de Justiça Eny Pontes, titular da 29ª PJ, se reuniu nesta terça-feira (12), com representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI), Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (DIVISA/SESAPI) e Hospital de Urgências de Teresina (HUT). O encontro foi convocado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) com o objetivo de discutir sobre a situação da crise na saúde da capital.
De acordo com o representante do Ministério Público do Estado, após várias denúncias sobre a falta de medicamentos, insumos e a precariedade na estrutura física dos hospitais, especialmente no HUT, o maior hospital de urgência da capital, as instituições se juntaram para cobrar providências da FMS.
O promotor explicou ainda que o órgão ministerial está ciente dos fatos e acompanhando todo o sistema de saúde pública do município. “Temos feito todos os esforços para tentar diminuir esse impacto negativo na sociedade. Realizamos audiências públicas, expedimos recomendações e ajuizamos ações civis públicas que tratam dessa temática no poder judiciário. Uma já com sentença proferida e as outras duas aguardando decisão por parte do poder judiciário”, esclareceu. Para ele é hora de unir esforços para encontrar uma solução”, afirmou.
Também esteve presente no encontro, o presidente da FMS, Dr. Italo Costa, que apresentou dados econômicos da pasta e declarou que existe um desequilíbrio nas finanças.
Segundo Dr. Italo Costa, dois terços dos recursos federais destinados à saúde do município são utilizados no HUT, além disso, o representante da FMS afirmou que está fazendo uma reavaliação de vários contratos visando garantir a regularidade dos serviços prestados.
“Em 61 dias, conseguimos quitar todos os débitos atrasados com fornecedores. O próximo passo é regularizar o estoque de medicamentos até o fim deste mês”, pontuou.
O médico ainda disse que até o final de março a questão da falta de aparelhos de ar-condicionados na UTI será solucionada. “Existe um esforço enorme por parte do nosso setor de compras para que a gente consiga fazer aquisição de novos equipamentos até o final de março”, afirmou.
O diretor do HUT, Hélio Rodrigues, também prestou esclarecimentos e pontuou que uma nova remessa com medicamentos, como antibióticos, chegou esta semana. Outras remessas devem ser recebidas ainda neste mês de março.
“Nossa maior dificuldade tem sido em relação à climatização da UTI, mas acreditamos que até o final deste mês a gente consiga resolver de vez esse problema”, garantiu.
A reunião também contou com a presença do presidente do CRM-PI, José Araújo Moura Fé; o vice-presidente CRM-PI, Raimundo Nogueira; o tesoureiro do SIMEPI, Renato Leal, representando a presidência do sindicato; Tatiana Chaves, diretora da Vigilância Sanitária do estado (DIVISA); William Cardec, representando a OAB-PI, entre outros.
- Caos na Saúde: promotor abre investigação contra gestão do prefeito Dr. Pessoa
- Saúde em Colapso: pacientes sofrem com falta de medicamentos básicos no HUT
- Presidente do CRM admite possibilidade de fazer intervenção médica no HUT
- Jeová Alencar diz que Teresina tem problema sério de má gestão na Saúde
- "Dr. Pessoa é omisso", diz Luiz Lobão sobre falta de medicamentos no HUT
- Saúde Pública de Teresina é marcada pelo descaso, diz Tonny Kerley
- Juiz manda prefeito Dr. Pessoa regularizar estoque de medicamentos nos hospitais
- Prefeito Dr. Pessoa contrata M.F. Distribuidora por R$ 58 milhões sem licitação
- SIMEPI pede ao CRM a interdição do HUT após mortes de pacientes
- SAMU de Teresina funciona em condições precárias e com poucas ambulâncias
- Dr. Pessoa não tem capacidade de administrar, diz Aluísio sobre interdição do HUT
- Vou tomar medidas em relação a interdição do HUT, declara Dudu
- É imprescindível que a gestão de Dr. Pessoa seja responsabilizada, diz Kerley sobre HUT
- Mais uma empresa contratada sem licitação por Dr. Pessoa é alvo de ação na justiça
- Possibilidade de interdição no HUT é muito preocupante, declara Jeová
- HUT está em uma situação desastrosa, diz Fábio Novo sobre interdição
- Dr. Pessoa só sabe culpar a gestão anterior, diz Deolindo sobre caos na saúde
Teresina
Piauí
Conselho Regional de Medicina do Piauí - CRM-PI
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Prefeitura de Teresina
Sindicatos dos Médicos do Estado do Piauí - Simepi
Lei que obriga inserir IMEI do celular na nota fiscal está em vigor no Piauí
De acordo com a SEFAZ, a lei objetiva mais segurança para população, além de inibir práticas de delitos relacionados a aparelhos celularesRefis oferta descontos de até 95% até 18 de dezembro para regularização de débitos
Segundo o Governo do Piauí, o Refis 2024 abrange tributos como o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com débitos.Espaço da Cidadania vai ter unidade no Teresina Shopping
A Gerente de Atendimento ao Cidadão da Sead, Conceição Santana, destacou que o novo Espaço da Cidadania vai funcionar na praça de alimentação do 2º piso do shoppingJuiz condena ex-prefeito de Pedro Laurentino a devolver R$ 1,2 milhão
A decisão foi do juiz da Vara de São João do Piauí, Ermano Chaves.Delegados são homenageados com títulos de cidadania piauiense na Alepi
Os decretos legislativos que concedem as honrarias são de autoria da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir