Órgãos de controle devem ser acionados para acabar com crise no HUT, diz Dudu
O vereador declarou que a solução para o problema é urgente e que é necessário o empenho de todos os órgãos e setores.
O vereador Dudu (PT) disse que a Câmara Municipal aprovou um requerimento convocando o presidente do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para falar sobre a ausência de medicamentos básicos na unidade. O parlamentar admitiu que os órgãos de controle, como o Ministério Público e Tribunal de Contas, devem ser acionados, diante da ausência de resolutividade.
Segundo o petista, a solução do problema na saúde pública demanda urgência diante dos alarmantes fatos que vêm ocorrendo, como a morte de um paciente por falta de medicamentos.

“Eu tratei com o presidente, o Dr. Ítalo, sobre a intervenção que estava sendo discutida no Conselho Regional de Medicina. O presidente me afirmou que já havia sanado as falhas e que, por isso, o próprio conselho não estava seguindo com a interdição. Só que agora nós tivemos outro episódio de uma morte. E aqui foi aprovado o requerimento para que o presidente do HUT possa vir aqui discutir conosco sobre o fato”, explicou.
O parlamentar pontuou que o papel da Casa Legislativa é debater e fiscalizar os órgãos, por isso a necessidade de dialogar com o gestor do HUT. No entanto, se nada for resolvido, caberá ao Ministério Público atuar no caso.
“Então o que a gente pode fazer é isso, chamar os gestores e pedir providências. Se não tiver providência, nós vamos dar um passo além, que é também de estar levando o caso para os órgãos de controle externo, como o Ministério Público do Estado e o Ministério Público Federal. Afinal de contas, o dinheiro do SUS é federal”, afirmou.
Dudu reforçou a importância de garantir serviços públicos de qualidade e eficiência para toda a população, o que não tem sido visto no HUT. “Precisamos saber o que está acontecendo com essas faltas de medicamentos e agora com essa possível morte lá no HUT”, ressaltou.
Entenda o caso
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) passa por uma crise que está prejudicando tanto a população como os próprios profissionais da área, que não conseguem atuar de forma eficaz com a falta de medicamentos básicos e estrutura viável.
De acordo com as denúncias, constantes, em relação ao hospital, a farmácia do HUT está desabastecida e os médicos estão trabalhando no hospital sem as mínimas condições de exercerem a função, ocasionando até mortes de pacientes.
Ciente de todo o caos no maior hospital de urgência da capital, o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) solicitou ao Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM-PI) a urgente interdição ética do trabalho médico no HUT.
O presidente do CRM-PI, Dr. João Araújo, recebeu o ofício jurídico do SIMEPI e informou que existe a possibilidade de interdição em alguns setores do hospital, se os problemas não forem solucionados.
- Caos na Saúde: promotor abre investigação contra gestão do prefeito Dr. Pessoa
- Saúde em Colapso: pacientes sofrem com falta de medicamentos básicos no HUT
- Presidente do CRM admite possibilidade de fazer intervenção médica no HUT
- Jeová Alencar diz que Teresina tem problema sério de má gestão na Saúde
- "Dr. Pessoa é omisso", diz Luiz Lobão sobre falta de medicamentos no HUT
- Saúde Pública de Teresina é marcada pelo descaso, diz Tonny Kerley
- Juiz manda prefeito Dr. Pessoa regularizar estoque de medicamentos nos hospitais
- Prefeito Dr. Pessoa contrata M.F. Distribuidora por R$ 58 milhões sem licitação
- SIMEPI pede ao CRM a interdição do HUT após mortes de pacientes
- SAMU de Teresina funciona em condições precárias e com poucas ambulâncias
- Dr. Pessoa não tem capacidade de administrar, diz Aluísio sobre interdição do HUT
- Vou tomar medidas em relação a interdição do HUT, declara Dudu
- É imprescindível que a gestão de Dr. Pessoa seja responsabilizada, diz Kerley sobre HUT
- Mais uma empresa contratada sem licitação por Dr. Pessoa é alvo de ação na justiça
- Possibilidade de interdição no HUT é muito preocupante, declara Jeová
- HUT está em uma situação desastrosa, diz Fábio Novo sobre interdição
- Dr. Pessoa só sabe culpar a gestão anterior, diz Deolindo sobre caos na saúde
- Promotor se reúne com entidades médicas e cobram da FMS solução da crise na saúde de Teresina
Serei candidata a deputada federal nas eleições de 2026, revela Samantha Cavalca
A vereadora comentou sobre a federação composta pelo União Brasil e o ProgressistasTRE do Piauí desaprova contas de 2024 do Diretório Estadual do Progressistas
As irregularidades que levaram a desaprovação foram constatadas pelo Núcleo de Assistência e Apoio às Prestações de Contas do TRE-PI (NAAPC).Vereadora Tatiana Medeiros está sob observação clínica no HUT, diz boletim médico
De acordo com o Hospital de Urgência de Teresina, a vereadora recebeu atendimento multidisciplinar, incluindo medidas terapêuticas e diagnósticas necessárias.Ciro Nogueira reúne 150 prefeitos piauienses durante evento em Brasília
Mais de 500 pessoas participaram do encontro, que contou com gestores de todas as regiões do estado.Prefeito de Angical do Piauí fecha contrato com empresa sem licitação por R$ 998 mil
A parceria foi assinada dia 02 de abril deste ano e terá vigência até 31 de dezembro.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir