Viagora

Órgãos de controle devem ser acionados para acabar com crise no HUT, diz Dudu

O vereador declarou que a solução para o problema é urgente e que é necessário o empenho de todos os órgãos e setores.

O vereador Dudu (PT) disse que a Câmara Municipal aprovou um requerimento convocando o presidente do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para falar sobre a ausência de medicamentos básicos na unidade. O parlamentar admitiu que os órgãos de controle, como o Ministério Público e Tribunal de Contas, devem ser acionados, diante da ausência de resolutividade.

Segundo o petista, a solução do problema na saúde pública demanda urgência diante dos alarmantes fatos que vêm ocorrendo, como a morte de um paciente por falta de medicamentos.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraVereador Dudu
Vereador Dudu

“Eu tratei com o presidente, o Dr. Ítalo, sobre a intervenção que estava sendo discutida no Conselho Regional de Medicina. O presidente me afirmou que já havia sanado as falhas e que, por isso, o próprio conselho não estava seguindo com a interdição. Só que agora nós tivemos outro episódio de uma morte. E aqui foi aprovado o requerimento para que o presidente do HUT possa vir aqui discutir conosco sobre o fato”, explicou. 

O parlamentar pontuou que o papel da Casa Legislativa é debater e fiscalizar os órgãos, por isso a necessidade de dialogar com o gestor do HUT.  No entanto, se nada for resolvido, caberá ao Ministério Público atuar no caso.

“Então o que a gente pode fazer é isso, chamar os gestores e pedir providências. Se não tiver providência, nós vamos dar um passo além, que é também de estar levando o caso para os órgãos de controle externo, como o Ministério Público do Estado e o Ministério Público Federal. Afinal de contas, o dinheiro do SUS é federal”, afirmou. 

Dudu reforçou a importância de garantir serviços públicos de qualidade e eficiência para toda a população, o que não tem sido visto no HUT. “Precisamos saber o que está acontecendo com essas faltas de medicamentos e agora com essa possível morte lá no HUT”, ressaltou.

Entenda o caso

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) passa por uma crise que está prejudicando tanto a população como os próprios profissionais da área, que não conseguem atuar de forma eficaz com a falta de medicamentos básicos e estrutura viável.

De acordo com as denúncias, constantes, em relação ao hospital, a farmácia do HUT está desabastecida e os médicos estão trabalhando no hospital sem as mínimas condições de exercerem a função, ocasionando até mortes de pacientes.

Ciente de todo o caos no maior hospital de urgência da capital, o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) solicitou ao Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM-PI) a urgente interdição ética do trabalho médico no HUT.

O presidente do CRM-PI, Dr. João Araújo, recebeu o ofício jurídico do SIMEPI e informou que existe a possibilidade de interdição em alguns setores do hospital, se os problemas não forem solucionados.

Facebook
Veja também